Metodologia de Ensino

Violino e Violoncelo Suzuki

Na Academia A Pauta todos os pais e alunos começam por aprender pequenas peças populares, do período barroco, clássico e romântico, numa sequência igual para todos os alunos, que facilmente aprendem a cantar e a memorizar, permitindo assim uma familiarização mais rápida com o instrumento.

Em todo este processo é obrigatória, e de extrema importância, a participação de um dos pais ou do encarregado de educação, pois este irá ser um participante de primordial importância em todo o processo, ao aprender a par com o aluno, todos os passos iniciais da aprendizagem do instrumento, permitindo assim um acompanhamento privilegiado durante os períodos diários de trabalho em casa.

Com a exceção do ‘Currículo Partilhado’ e do ‘Curso de preparação para exame de admissão‘, as actividades de formação incluem semanalmente uma aula de instrumento individual e uma aula de instrumento colectiva (“aula de conjunto”).

As aulas individuais poderão ter uma duração de 15, 30, 45 ou 60 minutos, dependendo do avanço na aprendizagem do aluno, assim como da idade da criança, pois a sua capacidade de concentração será desenvolvida com o progresso na aprendizagem.

Inicialmente a aprendizagem abdica da partitura e da leitura das notas, por forma a facilitar a interação com o professor, possibilitando a realização de inúmeros jogos e exercícios, e privilegia o próprio relacionamento do aluno com o instrumento.

A iniciação à leitura musical, é feita com o professor de instrumento. A partir dos 9 anos de idade, o aluno dispõe da disciplina de Formação Musical, como complemento da sua aprendizagem.

Aulas de Conjunto

A aprendizagem das mesmas peças por todos os alunos, permite a realização de aulas de conjunto semanais, com a duração de 30, 60 ou 90 minutos, consoante o grupo onde o aluno está integrado.

A organização dos grupos é a seguinte:

◊ Grupo dos Pizzigatos (para os alunos que estão a iniciar o instrumento)
◊ Grupo Médio
◊ Grupo Solista

A mudança de grupo é o resultado da evolução gradual do aluno, havendo, no entanto, um respeito pelo ritmo natural de aprendizagem da criança, o que permite ter num mesmo grupo, crianças de diferenças idades.

Todo este trabalho de grupo desenvolve nos alunos a auto-confiança, auto-estima, e um gosto pelo palco fora do comum, permitindo que cada momento de atuação seja partilhado por todos com uma alegria muito especiais.

Sempre que A Pauta recebe convites para participar em actividades extra-curriculares, será o Grupo Solista na sua totalidade, ou uma selecção destes alunos, que representam a escola nestes eventos.

As actividades d’A Pauta, incluem audições e recitais com os seus alunos (sempre que possível com uma periodicidade mensal), que são abertos ao público em geral.

Com uma periodicidade bi-anual, e como corolário do trabalho realizado durante dois anos lectivo, A Pauta organiza um concerto público numa grande sala de espectáculos, onde todos os alunos da escola participam.

Ensino com sucesso

A Pauta prepara com regularidade alunos que realizam provas de exame no Conservatório de Música do Porto, assim como do Trinity College of Music.

A participação dos nossos alunos em concursos, representa acima de tudo, momentos de partilha, empenho, camaradagem e amizade. No entanto, não deixa de ser marcante, o número de prémios que regularmente a nossa escola obtém. Eis os mais recentes:

2017 – 3º Concurso Vasco Barbosa
Maria Reis Sá – 1º prémio categoria infantil violino

2016 – 5º Concurso Cidade de Vigo (Espanha)
Maria Reis Sá – 1º prémio categoria A violino       Vídeo
Rita Reis Sá – 2º prémio categoria A violoncelo         Vídeo

2016 – Concurso do Fundão
Rita Reis Sá – 1º prémio Nível 2 + Prémio Revelação na classe de violoncelo
João Marinho – 1º prémio Nível 3 + Prémio Revelação na classe de violino

2016 – Concurso Cidade do Porto
Maria Reis Sá – 1º prémio categoria C + Prémio Carlos Fontes (atribuído ao aluno que mais se destacou em todo o concurso)

2016 – Prémio Elisa Sousa Pedroso (Vila Real)
João Marinho – 1º prémio Categoria D (Violino)
Marta Pimentel – 3º prémio Categoria D (Violino)

2015 – 4º Concurso Cidade de Vigo (Espanha)
João Marinho Matos – 1º prémio / Categoria A (Violino)

Consulte a lista de prémios obtidos pelos nossos alunos

Exemplos de mensalidades praticadas na nossa escola

CURRÍCULO PARTILHADO

47,00/Mensal
  • Aula semanal partilhada de 30 min. 
  • Classes de 2 a 4 alunos

CURRÍCULO INDIVIDUAL

85,00/Mensal
  • Aula semanal individual de 15 min.
  • Aula de conjunto semanal de 30 min.

CURRÍCULO INDIVIDUAL

138,00/Mensal
  • Aula semanal individual de 30 min.
  • Aula de conjunto semanal de 60 min.