Raquel Couto

Nasceu no Porto onde se licenciou em Educação Musical na Escola Superior de Educação. Cantou em vários coros de onde destaca o Ensemble Vocal Pro Musica (maestro José Manuel Pinheiro) e o Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa (maestro Paulo Lourenço).
Realizou os seus estudos em Direção Coral com o maestro Paulo Lourenço na Escola Superior de Música de Lisboa tendo participado em cursos nas cidades de Évora, Lisboa, Aveiro, Londres e Barcelona, onde trabalhou com os maestros Stephen Coker, Eugene Rogers, Paul Caldwell, Werner Pfaff, Brett Scott, Paul McCreesh, Greg Beardsell, Elisenda Carrasco, Esteve Nabona e Maria Guinand.
Em 2012 participou no curso “Write an Opera” da Royal Opera House (Londres).
No ano lectivo 2014-2015 pertence ao X Curso de Animadores Musicais da Casa da Música onde trabalhou com diferentes comunidades da cidade do Porto e com professores da GuildHall School of Music (Tim Steiner, Sam Mason, Paul Griffiths e Pete Letanka).
Desde 2012 dirige anualmente o Coro Mini do Festival Vocalizze. Foi fundadora e maestrina do SHINE – Coro Gospel em Lisboa.
Leccionou as classes de coro da Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC Lisboa) e foi responsável pela direcção musical do grupo de teatro “EmCena” encenado por Pedro Lamares, da Academia de Música Fernandes Fão, em Vila Praia de Âncora.
Actualmente lecciona no Conservatório Regional de Música de Vila Real as classes de Coro Juvenil e Infantil. Dirige o Coro Infantil e Coro de Adultos da academia de música A Pauta – Porto, o Coro da Orquestra Geração – Gondomar.
É fundadora e directora artística do Coro Lira (Casa das Artes do Porto).