Currículo Partilhado

Condições de acesso

Este currículo destina-se a todas crianças, com mais de 30 meses de idade (no caso da iniciação ao violoncelo dependerá também da altura da criança), adolescentes ou adultos. O início das aulas estará dependente da disponibilidade de mais 2 crianças, no mínimo, com idades idênticas, para poderem iniciar a aprendizagem partilhando o mesmo horário das aulas.

Duração

A iniciação pode ocorrer durante todo o ano letivo, desde que cumpridas as condições de acesso.
A duração máxima deste currículo é de um ano letivo, terminando no final do mês de julho do ano letivo em que foram iniciadas as aulas, de acordo com o calendário escolar.

Currículo

1. O currículo é composto por uma aula de instrumento semanal de 30 minutos, onde serão desenvolvidas as capacidades na execução instrumental do instrumento escolhido, assim como o treino com exercícios melódicos e rítmicos.

2. Aulas de instrumento: esta aula será lecionada em conjunto com mais duas ou três crianças, de idades idênticas.

3. A aprendizagem do instrumento seguirá os padrões de exigência d’A Pauta, em que é obrigatório o acompanhamento por parte de um dos pais em todas as aulas, e posterior acompanhamento por este no trabalho do aluno em casa.

4. A metodologia de ensino usada será o Método Suzuki.

5. Os alunos podem participar nos recitais, assim como no concerto anual d’A Pauta.

6. Após o término deste curso de um ano, o aluno prossegue os seus estudos ingressando no currículo tradicional da escola, sem ter qualquer custo de inscrição.

7. A qualquer altura e se acordado entre pais e professores, o grupo pode ser desfeito e os alunos podem passar para currículo individual.

8. Alunos inscritos nesta modalidade não podem desistir a meio do ano, pois podem por em causa a continuidade do grupo.

9. À semelhança do procedimento seguido com todos os alunos d’A Pauta, o professor reserva-se o direito de convidar o aluno a sair da escola, caso não haja trabalho individual em casa. Nesta situação, não será devolvido o valor da inscrição, ou das mensalidades já liquidadas.