Sobre Nós

A Academia de Música de Método Suzuki A PAUTA abriu as suas portas em 1997, no Porto, dando início ao ensino especializado de instrumentos de corda friccionada baseado na filosofia de Shinichi Suzuki, que considera todas as crianças capazes de aprender um instrumento musical.

O projeto é da autoria de Joana Seybert Jesus e conta atualmente com mais de 100 jovens violinistas, com idades compreendidas entre os dois anos e meio e os 18 anos.
A Academia integra nas suas atividades de formação cursos Suzuki de violino e violoncelo específicos para crianças,  a partir dos 30 meses de idade, e para adultos. Leciona também o curso livre de canto.

Entrar na escola é reconhecer um espaço familiar com os seus recados nas paredes, as suas fotografias nos placards de cortiça e os muitos desenhos afixados. De todos os lados ouvimos sons de violinos e violoncelos. Há pautas e livros de histórias pousados sobre mesas. Há regras que, depois de interiorizadas, desaparecem, porque passam a fazer parte integrante da vida das crianças. A disciplina é fundamental e faz sentido num ensino que se quer de excelência. É uma escola rigorosa, pontual, formal na estrutura e ao mesmo tempo, uma escola de laços em que cada um tem um nome próprio, desde a direcção até às crianças.
A Academia de Método Suzuki ‘A Pauta’ tem como objetivo, educar crianças através da música, através da excelência no ensino instrumental, mas desenvolvendo valores humanos tais como a solidariedade, a auto-estima, o rigor, a disciplina, a partilha e o respeito pelo próximo.
É uma escola que se orgulha do compromisso estabelecido com os pais, promovendo uma estreita relação entre as famílias e as aprendizagens. É uma escola de esforço, de dedicação e de reconhecimento. É uma escola sensível, onde cada um pode desenvolver as suas competências pessoais, na relação com o outro.